O olhar é um fator muito importante para a harmonia facial e as olheiras acabam sendo um ponto negativo para esse equilíbrio.
A queixa de olhar cansado é muito frequente no consultório, as manchas abaixo dos olhos costumam ser escuras, marcadas e bem visíveis.
Existem diversos tipos de olheiras e são caracterizadas, geralmente, por um acúmulo de melanina na região dos olhos:
Surge por conta da remodelação óssea do rosto. Com o envelhecimento, acontece a remodelação óssea do crânio e a perda de colágeno, criando aquele aspecto de olhos “fundos”. O que ocorre é uma sombra provocada pelo desnível da região periocular (área dos olhos), que na prática parece um escurecimento.
Sua coloração amarronzada é causada pelo acúmulo de melanina e hemossiderina, sendo o tipo de olheira mais comum e podendo ter o seu aspecto piorado diante da exposição solar.
Sua cor é levemente azulada.
Podem surgir devido a retenção de líquidos e comprometimento do sistema circulatório na área dos olhos, causando um inchaço na região. Noites mal dormidas, cansaço, cigarro e excesso de bebidas alcoólicas podem desencadear e até mesmo agravar esse tipo de olheira.
Bastante comum, acontece quando há uma soma de um ou mais tipos de olheiras. Os subtipos são conhecidos como vasculares pigmentados, estruturais pigmentados, estruturais vasculares, além da possibilidade de ser uma combinação dos três.
Para tratar a região periorbital, personalizamos um protocolo com ultrassom microfocado especificamente para essa região.
Nele, utilizamos a ponteira microfocada do Liftera e seu objetivo é promover um efeito de lifting da área dos olhos, melhorando os aspectos da pele dessa região e consequentemente, atenuando as olheiras, inclusive, rejuvenescendo o olhar, devido a sua capacidade de estimulação de colágeno.
Um dos resultados mais incríveis aqui no consultório é o preenchimento de olheiras com ácido hialurônico a fim de repor o volume perdido com o processo natural de envelhecimento, tratando a depressão ao redor dos olhos, principalmente em pacientes com olheiras fundas, fazendo com que a área apresente uma aparente melhora. Muitas vezes o preenchimento deve ser feito de maneira global e não somente nas olheiras. Quando a sua causa é estrutural, há sinais de remodelamento ósseo, sendo assim, é necessário um tratamento total da área periorbital. O objetivo do preenchimento de olheira é a correção natural da região, promovendo um olhar descansado e repondo o volume perdido.
O fio de PDO é composto de um polímero chamado: polidioxanona, o material do fio é biocompatível, ou seja, adequa-se bem ao nosso corpo e tem a finalidade de estimular o nosso organismo a produzir células como fibras de colágeno, fibroblastos e ácido hialurônico, por sua vez, essas células melhoram a qualidade da pele. Portanto, apesar dos fios serem absorvíveis, o efeito da produção de ácido hialurônico e colágeno é mantido mesmo após a sua absorção. Temos excelentes procedimentos para tratar as olheiras, porém, muitas vezes, as ruguinhas abaixo dos olhos continuam nos incomodando!
Para tratá-las, utilizamos os fios de PDO, que são absorvíveis pelo organismo. Eles estimulam o corpo a produzir colágeno e promovem uma melhora da qualidade e firmeza da pele. Possibilitam um efeito minilifting sem intervenção cirúrgica. Promovem a redução das rugas e linhas finas (entre 10 e 15 dias, aproximadamente, após a inserção dos fios). As vantagens desse procedimento são: ele não dá volume a região, o procedimento é quase indolor, a recuperação é super tranquila e os resultados são maravilhosos
A Luz Intensa Pulsada (LIP) é um tipo de tratamento semelhante ao laser e seu objetivo é remover manchas na pele, olheiras, combater rugas, linhas de expressão, dentre outros benefícios. A LIP emite pulsos de luz para dentro da pele. Ela é absorvida pelos pigmentos ou pelas manchas, tratando a hiperpigmentação de maneira bem localizada. O resultado é rápido e não doloroso.
A principal vantagem é o clareamento da área dos olhos, fazendo com que as olheiras melhorem aparentemente, assim como o aspecto de cansaço do rosto. Além disso, a recuperação é muito rápida, sem necessidade de repouso.
Ela também promove o aumento da quantidade das fibras de colágeno e melhor organização das fibras de elastina que dão sustentação à pele!
Medicina estética e dermatologia
Luiza Lopes – Todos os Direitos Reservados ®.
Desenvolvido por Revolution IT