
Sabe aquelas ruguinhas e linhas finas que aparecem logo abaixo dos olhos e a toxina botulínica não resolve?! Podemos obter resultados maravilhosos com os fios de PDO.
Mas, para começar, acho importante explicar que existem dois tipos de fios: os permanentes e os absorvíveis.
Entre os absorvíveis, temos os fios de tração/sustentação e o de estímulo de colágeno.
Hoje, especificamente, falarei sobre os fios para o estímulo de colágeno da região periorbital.
– O que são os fios de PDO?
O fio de PDO é composto de um polímero chamado: polidioxanona, o material do fio é biocompatível, ou seja, adequa-se bem ao nosso corpo e tem a finalidade de estimular o nosso organismo a produzir células como fibras de colágeno, fibroblastos e ácido hialurônico, por sua vez, essas células melhoram a qualidade da pele. Portanto, apesar dos fios serem absorvíveis, o efeito da produção de ácido hialurônico e colágeno é mantido mesmo após a sua absorção.
– Onde ele pode ser utilizado?
Os fios podem ser realizados no terço superior da face para tratar as linhas finas, ruguinhas e a flacidez da pálpebra inferior, por não ser uma área com bastante movimento, nem sempre é indicado a toxina botulínica, nesse caso, lançamos mão, com excelentes resultados, dos fios de estímulo de colágeno.
– Quanto tempo leva para vermos o resultado?!
Por ser um fio de estímulo de colágeno e não de tração, os resultados são vistos aos poucos, em média, de 30 a 90 dias. Lembrando que cada pessoa tem uma pele diferente, estilo de vida diferente e, portanto, apresentam uma resposta e resultado diferentes.
– O que significa os fios serem absorvíveis?
Os fios absorvíveis têm uma certa durabilidade, com o passar do tempo(12 a 24 meses) são absorvidos naturalmente pelo nosso corpo, sendo necessário realizar a manutenção do procedimento.
– Qual o paciente ideal para fazer os fios?
Ideal para pacientes com flacidez leve a moderada, que ainda não têm excesso de pele.
– Em quais áreas podem ser realizados os fios de PDO?
Pode ser aplicado na pálpebra inferior, não sendo indicado para o tratamento da pálpebra superior, haja vista ser uma região com uma maior movimentação, podendo ocasionar a extrusão dos fios.
– Qual a quantidade de fios ideal para termos um excelente resultado?!
Depende da avaliação do médico, por isso é muito importante que o paciente procure um especialista para que examine sua pele, exponha suas queixas, veja se o tratamento é realmente indicado para o seu caso e converse sobre a quantidade de fios necessários para alcançar o resultado desejado.
– Pode ser associado a outros procedimentos?!
Sim, e proporciona resultados muito satisfatórios, por exemplo, quando associados à toxina botulínica para a região da testa, glabela, pés de galinha.